Uma família unida, desorganizada e engraçada! A nova temporada de um dos sitcoms mais divertidos da atualidade, traz os conflitos e risadas de sempre, mas preparando o terreno para encerramento da série.

É difícil um seriado se manter o ritmo por muito tempo, para comédias é ainda mais complicado, porque o risco das piadas se repetirem e as tramas perderem força é muito grande. Existe também séries que mantém o ritmo constante, mas muito por conta do seu elenco, cada vez mais em sintonia, acaba também criando o elo com o público se tornando uma série conforto.
Tudo isto, foi falado para definir o status da comédia da Netflix, “Família Upshaw” (The Upshaws, 2021-Presente), que chega a seu sexto ano mantendo o que tem de melhor trazendo boas piadas, se apoiando em participações especiais e direcionando seus arcos narrativos para um desfecho na próxima temporada, que será a última do sitcom.
Quando o enredo começa no episódio “Gone, but…” (6×01), vemos Regina Upshaw (Kim Fields) lidando com a falta da irmã Lucretia (Wanda Sykes) que casou com Frank (Lamont Thompson) e se mudou para Atlanta, para alegria de Benny (Mike Epps) que faz questão de mostrar o quão feliz está tocando seu negócio na oficina com Tony (Michel Estime) e a novata Sofia (Rosanny Zayas). O episódio inicial dirigido pela atriz Kim Fields é muito engraçado, inclusive tirando sarro do reality show “The Real Housewives of Atlanta” com a participação especial de duas das estrelas do reality NeNe Leakes e Cynthia Bailey.

A série criada por Regina Y. Hicks e Wanda Sykes é criativa o suficiente para situar o expectador após quase nove meses desde a temporada passada mostrando Bernard (Jermelle Simon) cuidando da sua academia, Aaliyah (Khali Spraggins) preocupada com seu futuro preste a se formar no high school, Kelvin (Diamonds Lyons) morando no porão e planejando trabalhar com pai a oficina mecânica, enquanto Maya (Journey Christine) continua mostrando que está crescendo rápido.
É desta forma que vamos nos envolvendo nas confusões de família novamente que nesta primeira metade explora Regina ganhando uma nova amizade na presença de Joyce (Yvette Nicole Brown), diretora da escola de Aaliyah para ciúme da irmã. Os episódios “She’s Back” (6×02) e “Running Numbers” (6×03) são divertidos e mostram que a série ainda sabe usar as confusões familiares para criar situações engraçadas entregando aquilo que se espera.
As vezes “Família Upshaw” demora um pouco para se encontrar dentro de suas temporadas, mas o foco dramático desta vez está bem distribuído entre Lucretia, Regina e Benny. Enquanto Lucretia tenta descobrir como equilibrar sua vida de casada com Frank, com falta que sente da família, isto faz com que ela retorne a casa dos Upshaws, levando a personagem a tomar um importante decisão no ótimo “Who, Me?” (6×06).

O último episódio citado inclusive serve também para Regina tomar outra grande decisão e mostrar que a personagem sempre está em busca de um novo sonho, parece que agora encontrou um momento para brilhar ao tentar um grande passo na carreira profissional. Felizmente todas estas movimentações narrativas dos três protagonistas ajudam a série a caminhar de forma satisfatória através de uma temporada que passa rápido quando assistido em maratona.
Infelizmente, ao focar bastante no trio principal, o restante da família é um pouco negligenciado, como a pequena Maya que ainda não teve muita relevância, além ser um alívio cômico da criança bonitinha e engraçada. Kelvin ainda é bem aproveitado no já citado episódio “& Son” (6×08), quando faz uma besteira típica de adolescente levando o pai a tomar uma decisão drástica para puni-lo.
É nestes momentos que “Família Upshaw” parece nos conquistar mais, são dramas familiares que muitos de nós identificamos, principalmente famílias pretas. Bernard é melhor aproveitado apenas na reta final quando faz dupla com a mãe e Aahliyah tem um arco legal principalmente por conta da questão do futuro com faculdade o que deixa sua mãe e sua tia preocupadas em guia-la para o caminho certo como vemos no episódio “Hold Up” (6×04).

Outro ponto que foi explorado neste novo ano foi o relacionamento entre Frank e Lucretia, que gerou muitos conflitos entre o casal durante a temporada, muito por conta do jeito de Frank com os Upshaws, inclusive no episódio “Tee’d Off” (6×07) o personagem soou um pouco arrogante ao expor publicamente os defeitos de Benny.
Desta forma, o maior sentimento que temos da comédia com todos estes arcos se cruzando e progredindo, é que o roteiro está preparando o terreno para um grande desfecho. Armando uma bomba relógio que deve abalar inclusive o relacionamento entre Regina e Benny, já que o último episódio da temporada “Buy Now” (6×10) revela que existe um segredo ainda não revelado ao público que promete muito na temporada final.
Por tudo que foi falado, não dá para negar que “Familia Upshaw” voltou melhor do que nunca e cheia de piadinha ácida. E ainda que esta não seja a melhor temporada, vemos aqui à medida que os personagens vão amadurecendo e as crianças vão crescendo, os dramas parecem ganhar mais peso, ainda que sejam aliviados pela comédia escrachada em determinados momentos. As atuações de Wanda Sykes e Mike Epps são os grandes destaques aqui prá mim, principalmente devido a uma cena bastante esperada entre Benny e Lucretia, após anos de dependência um do outro.

No final das contas, a comédia continua surpreendendo por nos fazer importar e ainda que as confusões as vezes soem exageradas em alguns momentos, o sitcom encontrou uma forma de equilibra-las com uma boa carga dramática que com certeza sentiremos falta quando a série acabar. Agora a pergunta que fica é, será que estamos preparados para nos despedir de uma das famílias negras mais engraçadas e carismáticas da TV? Aguardemos a resposta quando a última temporada estrear.
Gostou? Comente o que achou da sexta temporada ou veja o trailer abaixo.
Leia também sobre a primeira temporada aqui.
Leia também sobre a segunda temporada aqui.
Leia também sobre a terceira temporada aqui.
Leia também sobre a quarta temporada aqui.
Leia também sobre a quinta temporada aqui.

