Piscou perdeu! Com uma temporada curta, a família atual mais querida da Netflix retorna com a mesma energia de sempre trazendo boas risadas para seu público.
Depois de uma segunda temporada que dava sinais de repetição e uma terceira temporada mais movimentada, finalmente estreou no dia 17 de agosto a nova temporada de “Família Upshaw” (The Upshaws, 2021-presente), que tinha deixado um gancho interessante com Regina Upshaw (Kim Fields) entrando em pânico após um ataque cardíaco e deixando sua família após um surto, criando uma incógnita para Bennie (Mike Epps) e Lucretia (Wanda Sykes), bem como o restante das crianças.
O drama de Regina foi uma crescente interessante que trouxe um pouco de drama para o sitcom da Netflix na temporada anterior, trazendo também um certo amadurecimento para uma comédia que é escrachada, mas também capaz de nos tocar através de temas importantes como depressão e crise de meia idade, sem falar na forma como isso afeta uma família que apesar dos perrengues do dia-a-dia, tenta se manter unida.
Corta para 2023, o seriado retorna mais leve, mas lidando ainda com decisão da matriarca Upshaw, com Bennie e Lucretia segurando as pontas, tentando dar atenção a Aaliyah (Khali Spraggins), Kelvin (Diamond Lyons) agora vivendo com a família, a pequena Maya (Journey Christine) e o irmão mais velho Bernard (Jermelle Simon) que apesar de não viver no mesmo teto que os pais, é uma figura constante no cotidiano da família.
O episódio inicial da série criada por Regina Y. Hicks e Wanda Sykes, “Thera Please” (4×01) traz um ambiente familiar caótico, mas focado no humor, enquanto mostra em paralelo Regina frequentando a terapia trazendo a participação da sempre ótima Jenifer Lewis (Black-ish) no papel da Dra Pearl Edmunds, trazendo uma dinâmica nova para série que tenta manter suas qualidades, enquanto entrega o humor que faz da série um sucesso, principalmente nos EUA.
É desta forma que o texto de “Família Upshaw” tenta costurar seu novo ano criando um clima tranquilo, que muito lembra a primeira temporada, mas acaba abraçando na hora certa o drama quando precisa, como vemos no episódio “Need Change” (4×02) quando vemos um desabafo de Regina a Bennie, mostrando mais uma vez a atriz Kim Fields dando show de atuação mostrando que depressão é uma doença séria que precisa ser tratada da forma correta.
Quando a matriarca da família ensaia seu retorno para casa, encontra um ambiente que se mantém em pé, mas claramente sentiu a falta de uma figura materna. Enquanto o texto reforça o elo do casal Bennie e Regina, que tentam manter a chama acesa numa reconexão boa de acompanhar, vemos aqui o quanto a ausência da mãe afeta Aaliyah e Maya, que acabam por mostrar o quão importante a presença da Mama Ushaw, como podemos ver nos episódios “Forbidden Fruit” (4×03) e “Slap Happy” (4×04).
Ainda que “Família Upshaw” não mostre um desgaste, a série acaba mostrando que certas temáticas acabam se repetindo, como a relação conturbada entre Bennie e Bernard, que já tinha sido tratada nas temporadas anteriores, mas que aqui volta ao foco, mesmo que por curto prazo, ao menos com um desfecho mais feliz, ainda assim evidencia o quanto a série ainda precisa evoluir mais seus personagens em determinados pontos.
Mesmo que isso seja um dos poucos defeitos, a série ao menos testa arcos interessantes, como Lucretia ao descobrir uma dívida e se vê falida, depois de anos de uma vida estável, levando a personagem a ter incerteza sobre seu próprio futuro. Outro arco que gera boas risadas é a Aaliyah tentando dirigir, inclusive a personagem ensaia uma participação maior na série à medida que vai crescendo diante dos olhos do público.
Em termos de comédia, não temos do que reclamar, afinal toda vez que Mike Epps e Wanda Sykes estão em tela, é garantia de boas risadas e comédia afiada na medida, inclusive o episódio 3 tem um dos melhores momentos da personagem da série, impossível não rolar de rir com seu desabafo O elenco coadjuvante não é tão engraçado, mas acaba funcionando quando dividem a tela com Epps ou Sykes, dois protagonistas que elevam as cenas cômicas à medida que aparecem, como podemos ver no engraçado episódio “Really Mama?”(4×05) que traz a mãe trambiqueira de Bennie fazendo uma visita e dando uma boa nova dinâmica a série.
No geral, “Família Upshaw” entrega aquilo que se espera da série, uma comédia familiar protagonizado por pessoas pretas com diálogos afiados, referências a cultura pop negra norte americana, além da características conhecida que lembra sitcoms dos anos 90, entregando episódios divertidos como o final da temporada “Auto Motives” (4×06), que apesar de não parecer um final de temporada, por não ter um grande gancho, ao menos fecha uma temporada que finalmente dá um desfecho aos seus arcos mais importantes e entrega um entretenimento honesto que senão surpreende, mas que ao menos funciona como um ótimo passatempo.
Gostou? Veja o trailer abaixo e comente sobre o que você achou deste novo ano da série.
Observação: Ainda nenhuma palavra da Netflix se a série terá uma quinta temporada, mas seguimos na expectativa. [Série renovada para quinta temporada]
3 comentários sobre ““Família Upshaw” – 4° Temporada – Crítica”