“Abbott Elementary” – 1° Temporada – Crítica

Engraçada, educativa e cheia de coração. Esta nova série do canal norte americano ABC traz um olhar bem humorado do sistema de ensino público para alunos negros em uma escola dos EUA em das melhores comédias da atualidade.

Fonte: ABC Studios

Escolas públicas são lugares especiais, mesmo com todas as limitações, mesmo com um orçamento apertado, mesmo com professores ganhando abaixo do que merecem, ainda assim se vê o esforço de alguns profissionais para manter as coisas no eixo e ensinar o melhor que podem para oferecer uma educação de qualidade para crianças e adolescentes de diversas idades. Eu sou um exemplo de pessoa que estudou a vida inteira em escola pública, então me identifiquei bastante com a série que falaremos a seguir.

Estou aqui para falar da primeira temporada da série da ABC e que estará em breve no Star Plus, uma das comédias sensação dos EUA dessa nova leva de seriados do fall season 2022, estou falando da maravilhosa “Abbott Elementary”, seriado criado por Quinta Brunson (A Black Lady Sketch Show) que conta a história de um grupo de professores que dão aula numa escola pública majoritariamente para alunos negros na região da Filadélfia onde passam os perrengues do dia-a-dia sem perder o bom humor.

A sinopse parece mais do mesmo, mas o seriado é uma das melhores surpresas do ano e possui um dos textos mais bem escritos da atualidade, e isto vale para sua dinâmica incrível tanto no formato que lembra um documentário com ecos de “The Office” e “Modern Family” que traz aquela câmera crua e depoimentos de seus personagens, quanto pela forma de entregar seu humor, com piadas inteligentes, tiradas espertas e muita referência a cultura pop.

Fonte: ABC Studios

O segredo de “Abbott Elementary” é fazer do básico algo interessante e usar o carisma do seu elenco como força motriz dos treze episódios que compõe a primeira temporada. Ao focar no ensino fundamental primário, Quinta e seus roteiristas mostram um lado mais caótico, complicado e cheio de problemas de uma escola que representa bastante a dificuldade de levar um ensino público de qualidade para crianças criadas por famílias sem muito poder aquisitivo, mas tudo isso de uma forma leve e bem humorada misturando comédia da boa e drama nos momentos certos.

A trama da série acompanha Janine Teagues (Quinta Brunson), uma das professoras da escola “Abbott” e praticamente uma recém chegada que compõe o time de mestres que tem o novato Gregory Eddie (Tyler James Williams), o jovem professor Jacob Hill (Chris Perfetti), a engraçada Melissa Schemmenti (Lisa Ann Walter), a experiente e sensata Barbara Howard (Sheryl Lee Ralph), o zelador Mr Johnson (William Stanford Davis) e a diretora Ava Coleman (Janelle James).

Todos esses personagens são muito bem apresentados no “Piloto” (1×01) onde vemos a dinâmica dos professores que fazem de tudo para que seus estudantes sejam bem sucedidos na escola. Este episódio mostra exatamente o que vamos encontrar no decorrer da série que traz não só um senso de novidade, mas é eficaz ao saber equilibrar bem comédia em um roteiro que nunca esquece de entregar boas lições em relação as dificuldades enfrentadas por esses professores para darem um bom ensino para seus alunos.

Fonte: ABC Studios

A série funciona numa crescente, trazendo em cada episódio um assunto que remete ao dia-a-dia desses professores, ao mesmo tempo em que vai trabalhando a química entre eles, sempre intercalando em duplas ou trio mostrando a versatilidade do roteiro em desenvolver seus personagens. Em “Light Bulb” (1×02) e “Wishlist” (1×03), vemos uma série que mostra que o ensino público traz problemas universais, como falta de recursos em relação a manutenção das estruturas físicas da escola, ou garantir que os suprimentos cheguem até os alunos, algo que poderia ser retratado também aqui no Brasil.

Ao colocar a figura inocente e inspiradora da professora Janine Teagues como aura da série, “Abbott Elementary” ganha não só em humor, mas também a chance de mostrar a verdadeira missão de um educador, inspirar seus alunos, como vemos na sequência de episódios “New Tech” (1×04), “Student Transfer” (1×05) e “Gifted Program” (1×06), episódios que lidam com os professores tentando ensinar, se adaptar ao mundo moderno cheio de tecnologia, além de enxergar o brilhantismo em seus alunos.

O seriado também é perspicaz ao trazer uma ótima crítica através da personagem mais maluca e insana da trama, Ava Coleman. A diretora tresloucada vivida pela atriz Janelle James (Black Monday) é a pura representação da incompetência, usando recursos da escola em benefício próprio e sempre tentando se aproveitar das situações para ganhos pessoais. A forma como o roteiro concebe Ava, dá margem para Janelle entregar uma das melhores personagens do ano com diálogos afiados, reações escatológicas, humor sagaz e tiradas engraçadíssimas chegando ao seu auge no ótimo episódio “Step Class” (1×09).

Fonte: ABC Studios

E “Abbott Elementary” não para por aí, ao criar uma ótima dinâmica a cada novo episódio, a série consegue definir bem a personalidade de cada personagem conseguindo evidenciar um elenco excelente, talentoso e cheio de personalidade. Quinta Brunson além de ser a criadora da série, brilha como a doce protagonista e dedicada Janine, que brilha no episódio “Open House” (1×10), onde vemos uma atriz com talento de sobra para entregar boas cenas de drama também.

A duplinha Sheryl Lee Ralph (Mudança de Hábito 2) e Lisa Ann Walter (Todo Poderoso) são dois achados, a primeira se mostra a melhor professora da escola e a segunda se mostra uma trambiqueira profissional, formando uma dupla que funciona inesperadamente em momentos cômicos e divertidíssimos. Tyler James Williams (Todo Mundo Odeia o Chris) traz um personagem um pouco mais sério, mas cheio de bom humor no decorrer da narrativa, conseguindo se transformar em um dos melhores do elenco à medida que vamos assistindo mais episódios.

Outros destaques vão para Chris Perfetti (The Night Of) no papel de Jacob, engraçado na medida, além do ator William Stanford Davis (Snowpiercer) no papel do zelador Mr Johnson, que as vezes tem pouco tempo de tela, mas ainda assim são memoráveis toda vez que aparece em cena.

Fonte: ABC Studios

Ao mostrar uma força através de seu elenco afinado e de um roteiro bem desenvolvido e cheio diálogos excelentes, o seriado acaba por trazer assuntos pertinentes e relevantes de uma forma bem humorada e até mesmo educativa, chegando assim a entregar episódios memoráveis como “Work Family” (1×08), assim como o hilário e atual “Desking” (1×11), demonstrando que o seriado sabe ser um produto atual, ligado nas novidades das redes sociais e antenado ao recorrente universo estudantil das periferias norte americana.

De tudo aquilo que foi dito, “Abbott Elementary” é um seriado direcionado ao público negro, mas se torna universal para todos públicos ao ser brilhante trazendo uma narrativa pouco vista neste formato e que entrega um grande entretenimento. Ao entregar episódios engraçados como “Art Teacher” (1×07) e “Ava vs Superintendent” (1×12) e outros ainda mais excelentes como o final de temporada “Zoo Balloon” (1×13), esta comédia se consolida como uma das raras surpresas que merecem cada segundo do seu tempo investido, garantido boas risadas, um roteiro inteligente e uma narrativa que deixa aquele gostinho de quero mais, evidenciando aqui o início de um verdadeiro fenômeno.  

Gostou? Veja o trailer. Se já assistiu a primeira temporada, diga o que achou logo abaixo.

4 comentários sobre ““Abbott Elementary” – 1° Temporada – Crítica

Deixe um comentário