“Alerta Vermelho” – Crítica

Clichê até o último fio narrativo, “Alerta Vermelho” é a superprodução mais cara da história da Netflix, mas só tem valor por ter as três grandes estrelas do momento segurando esta aventura de ação acelerada e descompromissada.

Fonte: Netflix

O sucesso de alguns filmes em Hollywood as vezes são definidos por questões chaves, não apenas um marketing bem feito. As vezes uma marca ajuda a vender a obra tranquilamente como no caso da Disney, Marvel e DC, por exemplo, outros é preciso de um grande diretor ou um grande ator por trás da obra para chamar a atenção do público. Essas mega estrelas hollywoodianas tem tamanha empatia que chamam bilheteria só tendo seu nome mencionado, isso acaba por ser fundamental para sucesso de longa independente da recepção que tenha da crítica especializada.

Digo isso, porque o novo blockbuster da Netflix, “Alerta Vermelho” (Red Notice, 2021) não só preenche esses requisitos, como também traz três das maiores estrelas do momento em Hollywood para protagonizar essa aventura de ação que poderia passar despercebida com atores semi desconhecidos, mas fica difícil de ignorar por ter Dwayne “The Rock” Johnson (Jungle Cruise), Ryan Reynolds (Deadpool) e a belíssima Gal Gadot (Mulher Maravilha 1984) protagonizando um dos filmes mais esperados do ano.

O que você precisa saber sobre esta obra, é que ela é bastante óbvia ao contar a história de Booth (Reynolds), um ladrão de antiguidades que está atrás dos três ovos lendários da Rainha Egípcia Cleópatra numa corrida milionária para entregar os objetos roubados para um bilionário do submundo do crime presentear a filha no seu aniversário. No encalço de Booth, temos a inspetora Urvashi Das (Ritu Arya) acompanhada do agente do FBI John Hartley (The Rock) que tentam prende-lo e impedi-lo de roubar um dos ovos de ouro que se encontra em Roma. Ainda correndo por fora, temos a misteriosa Bispo (Gadot) que tenta também colocar suas mãos nos artefatos valiosos.

Fonte: Netflix

O roteiro desenvolvido por Rawson Marsha Thurber (Aranha Ceú: Coragem Sem Limite) que também dirige o longa, tenta dar um ar de disputa entre ladrões com um escopo global numa trama que as vezes soa urgente quando os personagens vão de um ponto A até um ponto B com pontuais paradas onde a trama desacelera para trabalhar a dinâmica dos personagens, exemplo aqui é a sequência na prisão na Rússia onde vemos Booth e Hartley chegando a um denominador comum para achar os ovos lendários e ao mesmo tempo pegar a Bispo na intenção de John provar sua inocência.

A aposta de “Alerta Vermelho” no humor é a melhor saída possível, nenhum dos protagonistas são excelentes na atuação, mas sobram no quesito carisma e no quesito ação. Pensando nisto a direção de Thurber foca na interação deles e no que podem entregar nas sequências de ação, que aqui apesar de não serem inspiradas ou alucinantes, ajudam a dar ritmo a narrativa, além de manter o interesse de quem assiste.

O filme é uma metralhadora de piadinhas de duplo sentido ou de zoação na maioria das vezes entregue pelo personagem de Reynolds, algumas funcionam gerando boas risadas, mas algumas soam forçadas e sem graças, o que não deve agradar os mais exigentes. É estranho ver Dwayne Johnson mais contido, mas aqui ele apesar de ter uma ótima química com Ryan Reynolds, se segura mais pela sua boa presença de tela, mas falta algo para deixar seu personagem ser realmente bom.

Fonte: Netflix

No caso do interprete de Deadpool, o ator parece se divertir em tela, apesar de achar que sua personalidade é basicamente uma variação dos personagens que já fez antes, ao menos podemos vê-lo interagir bem com seus co-protagonistas inclusive roubando a cena em diversos momentos. No caso de Gal Gadot, ela entrega muito ação, já que as vezes fica devendo na atuação, mas a israelense se mostra à vontade e exalando uma beleza estonteante em roupas deslumbrantes.

A verdade é que o longa só funciona por conta do trio principal e só vale a pena o tempo porque não se leva tão a sério e sabe que é uma aventura sem muito compromisso. Em termos de produção, apesar dos efeitos visuais as vezes aparentarem que são fundo verde, as belas locações globais que vão de Roma, passando por Londres até chegar na selva sul americana na Argentina, por onde esses ladrões passam dão sensação de um filme grandioso que faz jus aos seus caros 200 milhões de orçamento, apesar de que boa parte desse montante deve ter ido para o bolso de Johnson, Reynolds e Gadot.

No geral “Alerta Vermelho” é um bom filme de ação, talvez lhe falte mais originalidade e criatividade, mas o jogo de gato e rato entre ladrões numa trama que gira o globo em uma aventura cheia de trapaças e descobertas, é um bom passatempo se você não for muito exigente. A narrativa consegue privilegiar seu trio de estrelas conseguindo um bom equilíbrio de cenas e interações entre elas, com tanto carisma esbanjado por Dwayne Johnson, Ryan Reynolds e Gal Gadot, fica difícil não desejar uma continuação como fica subtendido na cena que fecha o longa, afinal nessa trama cheia de gatunos, ladrão que rouba ladrão, tem cem anos de perdão, que resulta para nós, uma boa quantidade de diversão. 

Elo Preto

Personagem: John Hartley
Ator: Dwayne Johnson
Idade: 49 anos

Estava louco para escrever sobre a coluna desta edição para falar de Dwayne Johnson, o ator é destaque com o personagem John Hartley, que apesar de não ser um de seus melhores papéis, ainda continua sendo algo relevante devido a presença e o carisma do ator, aqui temos um agente do FBI que tem que se juntar a um ladrão para provar sua inocência e ainda roubar ovos de ouro lendários da rainha Cléopatra. Johnson é um astro, talvez a estrela negra mais relevante desta década, a maioria de seus filmes são sucessos de bilheteria e o ator que recentemente atuou no blockbuster “Jungle Cruise”, é sempre sinônimo de entretenimento garantido, o ator que participou da franquia “Velozes e Furiosos” e ainda ganhou um spin off no acelerado “Hobbs & Shaw”, sem falar na franquia “Jumanji” sem falar em outros grandes blockbusters que se destacam no seu currículo, em breve vai dominar o universo DC com o mega esperado “Black Adam” que estreia ano que vem. 

Gostou? Veja o trailer abaixo e comente se já assistiu ao filme.

2 comentários sobre ““Alerta Vermelho” – Crítica

Deixe um comentário