A atriz Viola Davis escreve um livro profundo que fala sobre seus traumas do passado, sua luta para se consolidar como atriz e os triunfos de uma vida complexa que a fez se reencontrar como pessoa e mulher preta.

A autora Angela Davis uma vez disse que quando a mulher preta se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela. Existe tantas camadas nesta frase, mas que poucos realmente entendem o impacto racial e social do papel das mulheres negras que precisam lidar com todo tipo de violência para tentar sobreviver num mundo patriarcal e injusto que ainda precisa de algumas gerações para atingir o equilíbrio entre gêneros.
O parágrafo anterior sintetiza o sentimento que temos após finalizar a leitura da biografia da atriz ganhadora do Oscar, Tony, Emmy e Grammy (EGOT) Viola Davis (A Voz Suprema do Blues), intitulada “Em Busca de Mim” (Finding Me, 2022), o livro conta sua história desde criança até o ponto máximo de sua carreira ao vencer o Oscar de melhor atriz coadjuvante pelo filme “Um Limite Entre Nós”, onde entendemos um pouco sobre a trajetória da mulher por trás da estrela de Hollywood.
A primeira coisa que é preciso dizer sobre o livro de Viola Davis é que a leitura é complexa e possui momentos pesados, repletos de traumas e gatilhos de uma infância cheia de desafios passados num apartamento pobre em Central Falls na cidade de Nova York. A história começa com Viola descrevendo o quão difícil era ser uma criança negra nos anos 70 e como era ainda mais complicado vir de uma família sem condições financeiras.
É desta forma que embarcamos numa jornada muito bem detalhada onde vemos medos, feridas não cicatrizadas, vulnerabilidades e dificuldades que a pequena Viola, uma garotinha de gênio forte que teve que enfrentar junto com suas irmãs os problemas alcoólicos do pai e consequentemente a violência doméstica sofrida pela mãe, além do racismo enfrentado diariamente na escola. A leitura exige estômago forte, mas também exige um olhar de empatia e compreensão, afinal só quem passou por problemas semelhantes sabe como é difícil superar essas dificuldades.
O livro é bastante detalhista e a forma como Viola descreve sua própria vida e experiências torna tudo mais imersivo ao leitor que conhece apenas o lado realizado da atriz hoje, mas neste best seller temos uma visão mais humana e desprovida de qualquer glamour de uma pessoa que passou por muitos desafios e foi criando uma carapaça para sobreviver as constantes violências sofridas na tentativa de não só encontrar a si mesma, mas também lutar como um sistema feito para excluir pessoas pretas.

O contexto do livro fala sobre sua vida pessoal com a família, mas também aborda sua trajetória como atriz, onde descobrimos de onde surgiu sua paixão por atuar desde os tempos de escola até se formar na prestigiada Escola Juilliard, uma das mais famosas universidades de formação de atores.
Se o começo do livro a leitura demora um pouco para sair dos momentos mais delicados da história abordando seus momentos mais difíceis, à medida que vamos avançando épocas com crescimento da atriz embarcando nas dificuldades da sua profissão, a história parece voar, principalmente quando chegamos em trabalhos mais familiares nos anos 2000 quando Davis começa a ser notada no cenário Hollywoodiano, cada pequena conquista, cada pequena evolução da atriz, o leitor se pega torcendo e feliz por cada realização que vai surgindo a medida que as páginas vão passando.
O mais interessante de “Em Busca de Mim” são os paralelos e reflexões que Viola faz sobre si mesma como pessoa, suas vulnerabilidades, seus medos, seus receios, suas vontades, tudo é muito bem descrito e dão uma complexidade para uma pessoa que soube transformar momentos de desesperança em algo que ajudou a fortalecer como ser humano e a evoluir como atriz, mostrando um altruísmo e senso responsabilidade muito grande com ela mesma e com sua família.
O contexto racial é amplamente discutido, mostrando as dificuldades de uma mulher preta retinta para enfrentar uma sociedade que invisibiliza, destrata e exclui, mas também que abre espaço para força e perseverança de uma pessoa que sabia se impor e mostrar seu talento que encantava por onde ela passava.

É incrível vermos como Viola valorizava todos a sua volta e protegia com unhas dentes seus familiares sempre ajudando como podia enquanto tentava se consolidar como atriz. O livro as vezes soa repetitivo em alguns momentos quando volta as vezes num mesmo ponto que havia abordado, mas ao menos a autora sempre tira uma lição diferente de si mesma e do contexto para amadurecer em sua trajetória.
A parte final de “Em Busca de Mim” é simplesmente um deleite, quando testemunhando as experiências de Viola em produções como “A Dúvida”, “Histórias Cruzadas” e “Um Limite Entre Nós”, além do mega sucesso em formato de seriado, “How to Get Away With Murder”, onde descreve suas experiências e encontro com atores e atrizes consagradas, onde vemos uma pessoa a vontade com sua profissão e uma humildade em sempre estar disposta a aprender para melhorar seu estilo de atuação e entender a profundidade das personagens que interpretava. O livro também aborda seu encontro com marido Julius, bem como brevemente adoção de sua filha, tudo muito bem dosado, mostrando as maiores realizações de sua vida pessoal.
De uma forma geral “Em Busca de Mim” é uma leitura boa de fazer, mas não é uma leitura fácil de começar devido a primeira metade do livro, mas tudo vai amenizando e termina de uma forma consciente e reflexiva. A biografia vai fazer você conhecer um lado mais complexo e humano de Viola Davis, assim como sua trajetória para se tornar uma das maiores atrizes de Hollywood. É um livro sobre a força da mulher preta, que se movimenta, que sofre, que sobrevive, que cresce, que desenvolve e que alcança seu sucesso, tudo descrito de uma forma emocionante, cheia de ternura e principalmente repleto de verdades com boas lições que nada vem sem muito trabalho, esforço, persistência e um pouco de sorte também, mostrando que no meio de tantos conflitos internos, encontrar a si mesmo não é só um ato de amor próprio, mas caminho de encontro a felicidade.
Onde Encontrar? Em qualquer livraria digital como Amazon ou Magazine Luiza, seja o livro físico ou a versão kindle.
| Ficha técnica |
|---|
| Livro: Em Busca de Mim |
| Autor(a): Viola Davis |
| N° de Páginas: 266 |
| Gênero: Não Ficção/Biografia |
| País de Origem: EUA |

Um comentário sobre ““Em Busca de Mim” – Análise”