“Amizade de Férias” – Crítica

Apesar de ser uma comédia batida, esta produção da 20th Century Studios tem momentos loucos e divertidos, mesmo que na reta final perca força.

Fonte: 20th Century Studios

O cinema hollywoodiano de tempos em tempos adora fazer comédias loucas com personagens pirados que geram situações constrangedoras que normalmente levam a boas cenas de humor e entretenimento garantido, já tivemos “Caça-Noivas”, o remake do recente “Férias Frustradas”, “Família do Bagulho”, “Encontro de Casais” e o elogiado e excelente “Palms Springs” que são exemplos de boas comédias, que por mais louca que sejam, valem o tempo investido.

Citei esses exemplos para falar desta nova produção da 20th Century Studios (sim a antiga 20th Century Fox) que nos EUA saiu pela Hulu, aqui no Brasil vem direto no catálogo da Star Plus. A comédia “Amizade de Férias” (Vacation Friends, 2021) é daqueles exemplares que você vê potencial para dar boas risadas já no trailer e se for no escuro também pode se surpreender. O longa não chega a trazer grande novidades, mas com certeza consegue trazer momentos de escapismo e diversão.

A premissa deste longa dirigido por Clay Tarver (Sillicon Valley) conta a história de um casal, Marcus (Lil Rel Howery) e Emily (Yvonne Orji), que viajam para o México e acabam encontrando esse casal louco, Ron (John Cena) e Kyla (Meredith Hagner), a amizade que surgiu entre esse quarteto, promete se tornar um problema para Marcus e Emily que querem esconder a semana louca que passaram nas férias em companhia desse inconsequente casal.

A narrativa como citei, não tem nenhuma novidade, você na verdade pode imaginar tudo que vai acontecer, mas a trama começa muito bem com Marcus tendo seu pedido de casamento para Emily sendo frustrado graças a Ron e Kyla, a partir dai os dois casais criam um vínculo de amizade e cumplicidade que funciona muito, aliás, a primeira metade de “Amizade de Férias” é muito boa, absurda e tem as loucuras mais histéricas que você pode imaginar, prá mim o fato dos casais serem completamente opostos torna tudo ainda mais divertido, enquanto Marcus e Emily tentam fazer tudo de forma planejada, Ron e Kyla são daqueles casais relaxados que apenas estão afim de curtir a vida.

Fonte: 20th Century Studios

Na minha visão, os primeiros quarenta minutos são ótimos, mas depois disso o filme diminui a intensidade, toda aquela animação mostrada na primeira metade, acaba perdendo um pouco fôlego na segunda parte, exatamente porque o foco muda para o casamento de Marcus e Emily. Não me levem a mal, ali temos elementos muito bons com Ron e Kyla aparecendo de surpresa na festa para desespero do casal, porém tem algumas coisas que atrapalham o desenvolvimento da história, isso inclui a batida trama do sogro que não gosta genro que prá mim não funciona bem.

É claro que essa ressalva não atrapalha você a gostar da comédia, ainda tem muitos momentos engraçados e isso se dá principalmente porque a química entre os atores é boa demais. John Cena (O Esquadrão Suicida) no papel de Ron é de longe um dos melhores personagens, ator está a cada dia mais a vontade fora do cenário da WWE e entregando bons papéis, neste aqui ele parece embarcar nas loucuras do roteiro e seu personagem é a pura representação do quão longe nas loucuras este filme pode ir.

Com Cena inspirado em cena, tudo fica melhor com a presença de Lil Rel Howery (Bad Trip) fazendo parte dessa dupla, seu personagem é um cara sensato, mas que embarca nas loucuras de Ron mesmo sabendo que são roubadas, os dois juntos geram boas cenas de humor, sem falar que Rel tem uma cena durante uma revelação na festa de casamento que é impagável e constrangedora, para não dizer hilária em um dos momentos do filme.

Fonte: 20th Century Studios

A dupla feminina do filme também é muito boa, gosto de Meredith Hagner (Palm Springs) no papel de Kyla, sua personagem é louca e sem filtro, algo que Hargner domina bem com um carisma magnético casando muito bem com o personagem de Cena e servindo de contraponto para a personagem certinha de Yvonne Orji (Night School), que talvez não seja melhor no quesito comédia, mas ao menos funciona bem na dinâmica dos casais e no timming cômico.

Gosto como a narrativa inverte a situação social que normalmente atrela sempre o casal bem sucedido a personagens brancos, aqui é o contrário, Marcus e Emily são um casal negro bem sucedido, inclusive ela vem de uma família rica que tem papel fundamental na segunda parte da história, já que seu pai (Robert Wisdom) é um acadêmico bem sucedido que banca toda a festa de casamento da filha e acha que Marcus não é o homem ideal para ela.

Inclusive outra ressalva que tenho é o fato do personagem Marcus nunca bater de frente com o sogro, deixando ele controlar todos os aspectos da sua festa de casamento junto com a esposa Suzanne (Lynn Whitfield) na companhia de seus outros dois filhos Gabe (Andrew Bachelor) e Brooke (Tawny Newsome), algo que até faria bem para o crescimento do personagem na trama (sua família mal aparece na narrativa), sendo relegado a Ron tentar ajudar o amigo nesta situação, a mesma coisa acontece com Emily, que precisa de Kyla para resolver alguns dos entraves do próprio casamento, faltou desenvolvimento para um amadurecimento maior desse casal por parte do roteiro que acaba criando um desequilíbrio de protagonismo na entre o quarteto neste caso.

Fonte: 20th Century Studios

A verdade é que “Amizade de Férias” tem muito a oferecer em termos de entretenimento, ainda que peque em alguns momentos no desenvolvimento da sua trama. Para realmente gostar dessa comédia, você precisa deixar um pouco alguns aspectos da trama de lado e apenas abraçar a loucura que a premissa proporciona, a verdade é que o quarteto principal faz valer cada segundo filme, gerando boas risadas.

No geral, o longa é um bom exemplar do gênero, cheio de boas ideias principalmente na sua primeira metade, onde a maior parte das piadas funcionam. Ainda que a segunda metade não seja tão engraçada, tem seus momentos antes de abraçar o velho clichê dramático que estamos acostumados com este tipo de comédia. A verdade é que “Amizade de Férias” é um passatempo descompromissado que tem bons atores com destaque para John Cena e Lil Rel Howery que roubam a cena em momentos bobos, porém divertidíssimos tornando este filme um entretenimento escapista e sem grandes pretensões, as vezes é só isso que procuramos e nada mais.

Gostou? Assista ao trailer. Se já assistiu, comenta logo abaixo.

Curiosidade: A comédia estreou na Hulu nos EUA dia 27 de Agosto e foi uma das melhores aberturas em termos de visualização da plataforma de streaming. Com esse sucesso o estúdio já esta providenciando uma sequência.

Um comentário sobre ““Amizade de Férias” – Crítica

Deixe um comentário