Consistência em forma de humor! Uma das melhores séries de comédia do momento aposta na rotação do elenco e nas tiradas das crianças coadjuvantes para entregar uma temporada engraçadíssima e de puro entretenimento.

Séries de comédia tem prazo de validade. Algumas dependendo do estilo de humor, não conseguem durar mais que cinco temporadas, isto se deve aos desgastes de ideias, enredo repetitivo e um padrão que para o expectador causa uma certa familiaridade, mas para o público geral acaba perdendo um pouco do interesse. Por outro lado, quando a série é bem dosada, esses desgastes não acontecem e o seriado mostra fôlego para continuar rendendo.
É neste ponto que “Abbott Elementary” (2021-Presente) entra no seu quarto ano, que está disponível no Disney Plus, voltando a quantidade normal de episódios (22 no total) e se mostrando capaz de surpreender ainda que se apoie em elementos já conhecidos de temporadas anteriores, mas sabendo refinar o humor que parece melhor do que nunca principalmente por usar um trunfo que já vinha sendo uma surpresa na terceira temporada.
A série começa com premiere engraçadíssima como de praste lidando com alguma situação que movimenta a escola, desta vez com a construção de um clube de golfe próximo a escola Abbott, inclusive trazendo uma criança branca para frequentar a escola predominantemente frequentada por crianças pretas no episódio “Back To School” (4×01), que também foca no romance entre Janine Teagues (Quinta Brunson) e Gregory Eddie (Tyler James Williams) agora assumindo para seus amigos e para o resto do mundo.

Minha maior preocupação com relacionamento entre Janine e Greg, era que entrasse no ciclo vicioso de casais legais de séries de TV que acabam ficando chatos com tempo, mas felizmente Quinta e seus roteiristas encontraram uma forma de tratar o relacionamento em pequenas doses durante a temporada, criando momentos que o expectador fica aguardando, ao invés de cansar, é fofo, bem humorado e maravilhoso a química dos dois que vai ficando melhor com tempo.
A primeira metade da temporada lida com assuntos corriqueiros na escola entregando episódios engraçados como “Ringworm” (4×02), “Class Pet” (4×03) e o episódio de Halloween, “Costume Contest” (4×04), que tem novamente Janine e Greg com uma fantasia que ninguém consegue identificar, gerando momentos engraçados entre o resto do elenco.
A série tem a vantagem de ter um elenco bem talentoso e cada vez mais afinado, então personagens como Barbara (Sheryl Lee Ralph), Melissa (Lisa Ann Walter), Jacob (Chris Perfetti) e Ava (Janelle James) acabam dominando pelo timming de comédia impecável que ajudam a deixa os episódios mais agradáveis de assistir, os episódios “Dad Fight” (4×05) e principalmente “The Deli” (4×06) e “Winter Show” (4×07), são narrativas dinâmicas que lidam com problemas pertinentes como gentrificação de bairros periféricos, inclusão social de crianças de outras etnias em festas como Natal, respeitando a cultura delas no processo.

São estes cuidados narrativos que tornam “Abbott Elementary” uma comédia com conteúdo, inclusive é legal ver como o arco do golfe e o arco focado na Ava como diretora, ajudam a série trabalhar temas educacionais importantes relacionados aos recursos escolares para que os professores possam exercer suas funções. É através dessas temáticas regadas a muito bom humor que a série entrega uma narrativa cheia de crítica social relevante.
Por outro lado, temos ainda a forma como a série utiliza períodos de feriados para entregar episódios memoráveis e neste quarto ano não foi diferente. Um dos episódios mais engraçados foi o ótimo “Winter Break” (4×08) com parte do elenco indo realizar a ceia de natal com a família Schemmenti, regada a muito sotaque italiano, um caso de possível falecimento e boas risadas.
Outro episódio que foi bem engraçado, foi o crossover inusitado de “Abbott Elementary” com a ótima comédia “Always Sunny In Philadelphia”, em “Volunteers” (4×09) sentimos um frescor de novidade principalmente por conta do entrosamento entre elencos com a série de Quinta Bunson e a série liderado por Charlie Day, num episódio bem humorado, cheio de canastrice e piadas na medida.

E ao contrário da terceira temporada, que ficou mais enxuta por conta da greve dos roteiristas, esta quarta temporada, mesmo sendo longa, manteve o ritmo de bons episódios, tendo poucos episódios irregulares, com destaque para o episódio “Testing” (4×10) focado no senhor Johnson (William Stanford Davis), que apesar de seus momentos engraçados, é um dos poucos abaixo em relação à média.
Felizmente, “Abbott Elementary” é pautado pela consistência e é desta forma que a série conseguiu achar uma saída interessante na sua própria fórmula, já usada na temporada anterior, mas aqui utilizada da forma eficiente, que é uso dos alunos da escola como escada para fazer boas piadas e aqui são utilizadas várias vezes, das formas mais engraçadas possíveis, seja por frases pontuais ou reações excelentes, com destaque os ótimos episódios “Girard Creek” (4×12), “100th Day of School” (4×15) e “Music Class” (4×19).
É através deste pequeno auxílio, que os atores veteranos se utilizam destes momentos para brilhar, a começar por Janelle James, que está incrivelmente engraçada nesta temporada, seja fazendo parceria inusitadas com o resto do elenco, seja carregando episódios nas costas com destaque para: “District Budget Meeting” (4×14), “Books” (4×16), “Audit” (4×18) e “Ava Fest: Tokyo Drift” (4×20), o penúltimo citado inclusive mostra uma veia dramática de James que nesta temporada ainda precisa lidar com a relação conturbada com pai (participação especial de Keith David). Deem um Emmy prá esta mulher.
O restante do elenco, vale citar Lisa Ann Walter, que está engraçadíssima nesta temporada, bem como Tyler James Williams, que sempre ganha o público com suas caras e bocas, além do humor impecável. Outro bom destaque é Quinta Brunson, que além de criadora da série, é uma atriz de mão cheia que sempre está em sintonia com o texto e reações, naturalmente engraçada.

A verdade é que “Abbott Elementary” para quem sabe como funciona o seriado como um todo, é chover do molhado elogiar uma comédia que sabe ser comédia, com momentos engraçados com partes dramáticas pontuais. Os episódios “Karaokê” (4×17) e “Rally” (4×21) mostram o quanto esta série se diverte consigo mesma e o quanto os personagens desta escola tem coração.
De uma forma geral, o seriado entrega outra temporada impecável em termos de humor, com poucas oscilações e a certeza que ainda não dá sinais de desgaste, mas força suficiente para continuar até mais algumas temporadas. O último episódio “Please Touch Museum” (4×22) é outro passeio anual divertido com os alunos e também a afirmação o quanto este elenco é especial e afinado.
Por tudo que foi comentado, “Abbott Elementary” continua sua trajetória vencedora e por isso é sempre lembrada nas premiações. Com um texto afiado, embasado em problemas sociais enfrentados por escolas públicas periféricas misturado com questões raciais pertinentes bastante frequente neste quarto ano, tornam a série uma das poucas que entrega entretenimento com conteúdo de qualidade e a certeza de diversão garantida numa das melhores séries da atualidade.
A série foi renovada para quinta temporada que estreia na próxima quinta, dia 01/10.
Gostou? Veja o trailer abaixo e comente sobre o que achou da quarta temporada.

