“Abbott Elementary” – 3° Temporada – Crítica

Irreverente como sempre! Uma das séries de comédias mais engraçadas e bem escritas da atualidade volta ainda melhor com diversas participações especiais e com uma temporada mais curta. 

Fonte: Disney Plus/ABC Studios

A série “Abbott Elementary”, surpreendeu muito quando estreou em 2021, se mostrando um fenômeno entre público e crítica, com uma primeira temporada engraçadíssima que resultou em vários Emmys e uma segunda temporada ainda melhor, mais afiada com um texto que só ficou melhor consolidando um elenco de estrelas cheia de talento e um dos melhores da comédia atual.

Em 2023, a terceira temporada da série da ABC Studios criada pela talentosa Quinta Benson, estreou com a promessa de mais um ano promissor após um gancho interessante com Janine (Quinta Benson) e Gregory (Tyler James Williams) esfriando de vez a relação adiando mais uma vez um casal que está sendo cozinhado para acontecer desde a primeira temporada.

É neste ritmo que “Abbott Elementary” retorna para a nova temporada cheio de novidades e infelizmente com episódios reduzidos, quatorze, ao invés dos tradicionais vinte e dois, por conta da greve dos roteiristas que acabou por atrasar diversas produções interromper outras tantas que tiveram que encerrar suas respectivas temporadas antes do tempo. E sabe que isso resultou? Numa temporada mais enxuta com fôlego controlado.

Fonte: Disney Plus/ABC Studios

A premiere com episódio duplo “Career Day Part 1 e 2” (3×01 e 3×02) traz Janine planejando o “Dia da Carreira” para escola numa narrativa que continua engraçada que fica ainda melhor com a presença do núcleo principal que ainda tem: Gregory (Tyler James Williams), Melissa Schemmenti (Lisa Ann Walter), Jacob Hill (Chris Perfetti), Senhor Johnson (William Stanford Davis), Barbara Howard (Sheryl Lee Ralph) e a sempre engraçada Ava Coleman (Janelle James).

É se apoiando num elenco tão consistente que tem uma química gigantesca que a série continua entregando comédia de qualidade que só fica melhor por se beneficiar do roteiro de Quinta Brunson e seus roteiristas que trazem situações ainda mais engraçadas na escola infantil Abbott Elementary, gerando situações hilárias que acabam se repetindo por boa parte da temporada.

O legal aqui é ver Janine perseguindo novos ares, a trama se passa cinco meses após seu “término” com Gregory, a personagem agora com um emprego no distrito educativo, tendo um arco narrativo que se desenvolve em paralelo com núcleo só para ela, enquanto acompanhamos do outrol lado a rotina do resto do elenco principal em Abbott. O terceiro episódio “Gregory’s Garden Goodballs” (3×03) é sobre Gregory se descobrindo um professor legal referência a seus estudantes, enquanto em paralelo vemos o retorno do ex-namorado de Janine, Tariq (Zack Fox), sendo um padrasto sem noção gerando momentos engraçados.

Fonte: Disney Plus/ABC Studios

O ponto é que “Abbott Elementary” sempre começa bem suas temporadas e a primeira metade ganha fôlego com o inteligente e engraçado episódio “Smoking” (3×04), quando o assunto sobre hábitos de fumar e beber dos professores se espalha como rastilho de pólvora pela escola gerando cenas antológicas, uma delas que inclusive com Janine e um aluno, que viralizou nas redes sociais, é ainda mais engraçada quando assistida por inteiro. É daqueles episódios que sempre serão citados dentre os melhores da série.

E o seriado não para por aí, os episódios “Breakup” (3×05) e “Williard R. Abbott” (3×06) não são brilhantes quanto anterior citado, mas cumpre o papel do entretenimento de forma bastante eficiente. No primeiro com Jacob sofrendo para terminar com namorado e o segundo quando os professores descobrem através dos pais dos alunos que a pessoa que dá nome a escola foi um racista no passado, gera situações inusitadas quando precisam correr atrás de um descendente que represente o nome Abbott.

A verdade é que “Abbott Elementary” sabe trazer uma boa comédia quando precisa, mas sabe ainda mais equilibrar um bom drama com boas críticas sociais de forma irreverente e que faça o público se afeiçoar e pensar. Episódios como “Librarian” (3×07), “Alex” (3×09) e o emocional “Mother’s Day” (3×12), mostram respectivamente o papel de introduzir novas técnicas de ensino, enquanto reforça o papel do professor para evitar a evasão escolar no segundo episódio citado, além de mostrar que existe formas de lidar com saudade e o luto.

Fonte: Disney Plus/ABC Studios

Esta consistência, torna a narrativa leve e divertida de acompanhar, o ritmo as vezes cai de um episódio para o outro no meio da temporada, com destaque o episódio como “Panel” (3×08), que tinha potencial para ser bem engraçado, mas acaba não encontrando o timming certo para as piadas, mesmo trazendo uma dupla inusitada com Gregory e Ava juntos no centro da trama.

Felizmente, quando a série acerta nos pares, temos episódios engraçados como o hilário “2 Ava 2 Fest” (3×10), que traz Ava roubando a cena como sempre, mas uma abertura antológica fazendo referência a série “The Bear”, além de trazer a participação especial do cantor, músico e compositor Questlove, numa das gratas surpresas da temporada.

Aliás, um dos pontos fortes desta temporada, são as diversas participações no decorrer dos episódios, a começar por Bradley Cooper (Maestro) inclusive imitando um certo guaxinim famoso da Marvel, temos também as estrelas do futebol americano Jalen Hurts, Brandon Graham e Jason Kelce, além da meme sensação da internet Sabrina Brier e até mesmo Kevin Hart (Lift: Roubo Nas Alturas) e Keegan-Michael Key (Corra!), bem como Lana Condor no papel de Olivia, interesse amoroso de Gregory que aparece no engraçado episódio “Double Date” (3×11).

Fonte: Disney Plus/ABC Studios

No entanto, o que faz de “Abbott Elementary” uma das comédias mais populares do momento, é a forma como o elenco principal funciona de uma forma tão maravilhosa. Ava continua sendo o principal destaque devido a ótima atuação de Janelle James, mas Quinta no papel de Janine é o carisma que carrega a narrativa, mesmo que nesta temporada, a personagem cresça em uma trajetória a parte do resto do elenco.

Outros destaques são as sempre ótimas Sheryl Lee Ralph e Lisa Ann Walker, bem como Chris Perfetti e Tyler James Williams, porém as quebras de quarta parede, ficam ainda melhoras com as excelentes tiradas de William Stanford Davis no papel do zelador Senhor Johnson. O melhor episódio desses personagens juntos é o irreverente “Smith Playground” (3×13), quando os professores levam as crianças para uma excursão e precisam dividir o playground com uma escola rival.

Por tudo que foi comentado, “Abbott Elementary” entrega outro ano impecável, que por mais que tenha levado o romance entre Gregory e Janine em banho maria, somos recompensados de alguma forma no final da temporada “Party” (3×14), como nossa pequena dando uma festa em sua casa no final de semestre gerando situações engraçadíssimas coroando uma temporada que não é só boa de assistir, mas passa rápido quando assistida em maratona. Em tempos de ansiedade e vida agitada, a série é um frescor que entrega uma comédia voltada para o público negro, mas acaba sendo universal ao fazer rir, pensar e satisfazendo nossa ânsia por entretenimento, que aqui tem de sobra e até um pouquinho mais. O público agradece!

Observação: A quarta temporada está na metade nos EUA, mas sem previsão no Brasil ainda. A terceira temporada de Abbott Elementary está disponível no Disney Plus.

Fonte: Disney Plus/ABC Studios

Gostou? Veja o trailer da terceira temporada abaixo. Comente se gostou da temporada.

Um comentário sobre ““Abbott Elementary” – 3° Temporada – Crítica

Deixe um comentário